A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Renato Pimentel


RENATO PIMENTEL é guitarrista, violonista, produtor musical e engenheiro de som. Nasceu em Campinas, mas por conta das atividades paternas, morou em diversas cidades do sul e sudeste do país durante sua infância, como Tubarão, Porto Alegre, Santos, Niterói e Lorena, em São Paulo.
Iniciou seus estudos musicais em 1987, em Tubarão, quando acidentou-se em um treino de skate. Tendo que ficar três meses de repouso, decidiu começar a tocar guitarra. Por incentivo da mãe, Renato optou por ter aulas, mas, ao contrário do que se esperava de um garoto roqueiro, escolheu o violão clássico. A decisão, segundo Renato, se deu muito por conta da influência do guitarrista Randy Rhoads, da banda de Ozzy Osbourne, que utilizava a música erudita, de forma singular, no Rock’n' roll.
Ainda em Tubarão, junto com o irmão Eduardo, foi aluno, durante três anos, de Gil Medeiros, professor de violão erudito. Nesta época, teve uma banda de punk rock que tocava composições próprias, com letras em português.
Quando mudou-se para Florianópolis, Renato teve aulas com Roberto Rezende, por aproximadamente cinco anos. Os oito anos de estudo clássico/erudito foram fundamentais para a sua formação como músico instrumental, pois, ao contrário da maioria dos guitarristas, ele aprendeu a ler partituras antes das cifras.
Cursou engenharia mecânica entre 1989 e 1995 na UFSC e chegou a começar o mestrado de engenharia acústica na Universidade Federal de Santa Catarina, no qual cursou disciplinas até 1996, quando decidiu montar o estúdio "The Magic Place".


Renato tocou em diversas bandas de baile, na região de Tubarão. Deu aulas de guitarra, que teve de parar por falta de tempo, ocupado pelas atividades do estúdio.
Em 1997, gravou o CD Brasil Papaya Instrumental, banda criada por ele em 1993, na qual é guitarrista. Em 2001, idealizou, produziu e tocou no CD do projeto Seis Cordas, lançado pelo selo Beluga Records, de sua propriedade.
Atualmente, Renato divide-se entre a produção musical das gravações no estúdio e os compromissos com a Brasil Papaya.


Caruru do Sul Pau de Garapuvu Punkbone Figther Burst in (parceria com Eduardo Pimentel) Happy guitars (parceria com Eduardo Pimentel) Mamão blues (parceria com Eduardo Pimentel) The heart ends…(the dreams begins) (parceria com Eduardo Pimentel) Menino pobre (parceria com Eduardo Pimentel) Hello (parceria com Eduardo Pimentel) Lêla (parceria com Eduardo Pimentel) Matando a inocência (parceria com Eduardo Pimentel)



Brasil Papaya Instrumental (1997) independente, CD
Seis Cordas (2001) Beluga Records, CD

Participação nos álbuns:
Projeto 12:30 (1999) UFSC – DAC, CD
Carne Viva (1999) – independente, CD
Still Life (2004) – independente, CD